Imagem capa - Naked Cakes para Casamento por Mario Henrique Rosa de Oliveira
Casamento

Naked Cakes para Casamento

O bolo de uma festa de casamento é um dos protagonistas do evento e a mesa é sempre muito bem organizada para que os noivos possam tirar a famosa foto com taças de champanhe e guardar esse momento para sempre. 


Um bolo bem apresentável geralmente é coberto por pasta americana ou então glacê real, mas você já ouviu falar do Naked Cakes? Se ainda não, é hora de conhecer mais essa tendência que costuma ser bem aceito nos casamentos.


Onde surgiu o Naked Cakes?

Em tradução livre Naked Cake quer dizer “bolo pelado” e realmente é isso. O Naked Cake já é febre nos Estados Unidos desde 2010, ele se tornou conhecido quando a atriz e cantora Hilary Duff escolheu esse tipo de bolo para o seu casamento.

Depois que as fotos foram compartilhadas no mundo todo essa tendência chegou com tudo, inclusive no Brasil.



Como ele é feito?

O Naked Cake é feito com massa, recheio cremoso e frutas expostas, as camadas precisam ser bem estruturadas para que não caiam. É importante que o bolo seja decorado delicadamente, pois sua impressão rústica deve ser suavizada. Para o acabamento pode-se usar flores, açúcar gelado e frutas picadas, deixe que a criatividade guie e tenha um bom resultado.


A massa pode ser feita de pão de ló, mas há boleiras que acrescentam algum outro ingrediente e deixa ainda mais saboroso, como o iogurte natural, por exemplo. O recomendável é que a massa seja firme para sustentar o recheio, já que não terá cobertura.


Tipos de Naked Cake

A intenção do Naked Cake é deixar os ingredientes à mostra aguçando ainda mais o paladar, mas é importante que a boleira saiba fazer um bolo visualmente bonito e não são todas as pessoas que têm esse dom (ou experiência). Pesquise bem antes de fazer a sua encomenda.



Alguns bolos são feitos com até 3 camadas, nesse caso a estrutura precisa ser firme para que não aconteça uma “tragédia”. Outro tipo de Naked Cake é de uma única massa e recheio, normalmente usado para festas menores com até 50 convidados, você pode optar por um bolo de duas camadas (ou até três camadas) para colocar na mesa principal apenas para decoração, mas deixar que os pedaços sejam servidos aos seus convidados diretamente da cozinha.


É importante que o Naked Cake seja, acima de tudo, saboroso. Por isso, é importante experimentar diferentes recheios para saber qual é a melhor fruta e o qual mais agrada o paladar, pois alguns Naked Cakes podem ser levemente secos. 

Busque referências da boleira antes de encomendar o seu, e aproveite cada momento dos preparativos do casamento!