Imagem capa - Checklist: Planejando o Casamento por Mario Henrique Rosa de Oliveira
Casamento

Checklist: Planejando o Casamento

Começar um planejamento de casamento talvez seja a tarefa mais complicada, são muitos detalhes que precisam ser observados e que não podem ser esquecidos, afinal um erro mínimo pode afetar todo o desenvolvimento do evento. Mas, a primeira dica é: anote tudo e descreva todos os pontos que deseja avaliar e orçar. 


Importante: faça esse planejamento com 1 ano de antecedência, esse tempo é essencial para que tudo seja organizado com calma e ordem. Quando temos em mãos uma lista e uma sequência fica mais fácil planejar tudo. Então, vamos aos itens básicos do planejamento de casamento.


1- Alianças



As alianças podem – e devem – ser colocadas no orçamento, se você tiver a possibilidade de comprá-las à vista conseguirá um bom desconto. É importante lembrar que o grama do ouro varia e pode aumentar de repente, por isso, quanto antes vocês comprarem as alianças maior será a economia. Quanto mais pesada ela for maior será o valor também, se optarem por colocar pedras, ela também pode encarecer. 


Como as alianças– normalmente – são compradas em primeiro lugar (afinal, o casamento começa a ser planejado após o noivado), este pode ser o primeiro item do seu planejamento de casamento. O ideal é pesquisar preços e modelos em vários lugares até que encontrem uma peça que agrade aos dois, tanto esteticamente quanto financeiramente.


2- Quantos convidados terei



A quantidade de convidados está diretamente ligada ao seu orçamento total, afinal organizar um casamento para 50 pessoas e para 300 pessoas é bem diferente. Se a sua intenção é economizar, mas sem abrir mão de elegância e bom gosto a dica é: convide somente os parentes e amigos próximos, desta forma você conseguirá dar atenção a todos e oferecer um dia inesquecível.


3- Festa ou só a cerimônia religiosa



A maioria dos casais não abre mão de fazer uma linda festa, mas se o seu orçamento não comporta a realização de uma festa é melhor optar apenas pela cerimônia religiosa, ou então, servir apenas um bolo após o casamento. Já se você não abre mão desse sonho é preciso organização da parte dos dois, noivo e noiva, para que consigam arcar tudo, afinal não é interessante iniciarem a vida conjugal com uma bela dívida.


4- Fotos e Filmagem

O que mais se vê atualmente são sessões de fotos antes do casamento, são os ensaios pré wedding ou pré casamento



Os noivos escolhem um lugar bonito para a fotografia e fazem algumas poses românticas para anunciar o enlace. O mais interessante é que muitas vezes você pode fechar um pacote de fotos e filmagem do pré-wedding e do dia do casamento com o mesmo fotógrafo, isso terá menos custo e uma folga no orçamento final.


5- Banda ou DJ para a festa



Essa é uma das escolhas mais difíceis para quem está organizando uma festa de casamento. Afinal, uma banda sempre será bem vinda, pois interage com o público, anima a festa e agrada a todas as idades. O DJ não deixa nada a desejar, mas é preciso contratar um profissional qualificado para casamentos, pois alguns deles apenas têm experiências com festas e baladas e o casamento já é uma festa mais formal. 


Lembre-se de que sua avó e suas tias estarão lá. A grande diferença entre os dois está no preço, uma banda sempre encarece o orçamento, já um DJ tem um custo bem mais baixo, cabe a você decidir e avaliar qual das duas opções cabeça no orçamento.


6- Escolher buffet e salão


A escolha do salão e do Buffet é extremamente importante, vale lembrar que o salão precisa estar em dia com as obrigações legais e com os bombeiros, por medida de segurança. Se a festa tiver muitos convidados é importante ter pelo menos 1 segurança e um recepcionista para direcionar os convidados. 


O Buffet normalmente oferece várias opções, quanto mais detalhes você escolher mais caro ele ficará por pessoa. Há muitas opções que podem ser descartadas, mas se você não tem problemas com o orçamento poderá oferecer entradas, petiscos, mesa de frios, prato principal, sobremesa, café colonial e muito mais. Se o seu orçamento está restrito o ideal é servir: uma entrada, um prato principal, sobremesa e café simples. Escolhendo bem o cardápio tudo sairá perfeitamente e todos ficarão satisfeitos.


7- Decoração do casamento



A decoração é um dos itens mais importantes da festa e da cerimônia religiosa, se você optar por decorar com flores naturais é preciso sei nformar sobre qual flor é mais indicada para a época do ano em que acontecerá a cerimônia. Algumas delas têm vida útil muito curta, já outras aguentam mais tempo (principalmente se for no inverno), por isso, os arranjos devem ser feitos por quem entende do assunto, garantindo uma decoração mais duradoura. 


Dica importante: o arranjo da mesa dos convidados deve ser baixo para que todos possam se olhar e conversar na mesa, é extremamente desagradável arranjos que tampam a visão e que atrapalham o diálogo de quem está sentado.


8- Vestimenta dos noivos



Os trajes dos noivos merecem atenção redobrada, principalmente o vestido da noiva. Essas duas peças devem ser experimentadas comantecedência, principalmente se o casamento for marcado para o mês de maio (mês considerado das noivas e que muitos casais marcam a datada cerimônia). Além de procurar os trajes em mais de um lugar para avaliar preços e condições é preciso escolher também os vestidos das damas de honra. Quando se aluga tudo no mesmo lugar você pode solicitar desconto dos alugueis e ter mais uma folga no orçamento.


9- Qual o orçamento disponível


O primeiro passo é estipular um valor a ser gasto, pois é a partir disso que todos os outros itens se encaixarão. Se você ainda não sabe quanto pode ou quer gastar a dica é: pesquise muito bem todos os itens que deseja ter no casamento e faça orçamento em 3 ou 4 lugares diferentes. 

A diferença de preços pode ser enorme e as condições de pagamento também. O ideal é pagar tudo a vista, por isso, o planejamento existe, se você não quer gastar muito programe-se para ir guardando dinheiro até que chegue o tão sonhado dia. 


10-Assessoria de casamento e cerimonialista



Para quem está planejando um casamento não há nada melhor do que contar com ajuda especializada, mas você sabe qual a diferença entre aassessoria de casamento e um cerimonialista? Vamos lá:


Assessoria de casamento: é o profissional responsável por toda organização antes do casamento, ele acompanha os noivos nas visitas aos fornecedores, presta consultoria sobre decoração e tudo o que será feito no casamento, dá dicas de como economizar e de como investir melhor o dinheiro disponível.


Cerimonialista: controla e administra todas as etapas no dia do casamento, desde o cronograma da cerimônia religiosa até a logística da festa. Ele se encontra com os noivos antes da cerimônia para acertar os detalhes do dia do evento para que tudo saia como o planejado. Pequenas trocas podem resultar em economia no final de tudo, o dinheiro que se economiza para um item pode ser investido em outro.


Por isso, é importante se organizar com antecedência para que o seu casamento seja realmente inesquecível. Se optar pela assessoria e por um cerimonialista você pode ficar ainda mais tranquilo, pois estes profissionais estão dispostos a dar as melhores dicas


Felicidades aos noivos!