Imagem capa - Como escolher e usar Grinalda por Mario Henrique Rosa de Oliveira
Casamento

Como escolher e usar Grinalda

Um dos adereços mais conhecidos de toda noiva é a grinalda, mas além dela não podemos nos esquecer do véu. Essa combinação de véu e grinalda é tradição nas cerimônias de casamento e deixam a noiva ainda mais encantadora para a ocasião.


Mas, será mesmo que é necessário usar a grinalda? Ou como se pode escolher esse acessório de forma que combine com o vestido?


 

Diferença entre véu e grinalda

Antes de tudo, vamos entender a diferença de véu e grinalda, apesar de sempre serem cogitados juntos são adereços diferentes. 


Em suma, a grinalda é a coroa ou tiara da noiva e o véu é aquele tecido leve que se encaixa – normalmente – no penteado, ele pode ser curto, médio ou grande.


A grinalda tem como função segurar o véu junto ao penteado, principalmente se for um coque, mas os penteados com cabelo solto também podem levar grinalda. O tamanho do véu está diretamente ligado à grinalda, afinal para cada modelo é indicado um tipo de grinalda.


Mas será que todos os vestidos pedem véu e grinalda? Veremos.


 

Quando usar grinalda

Algumas noivas optam por não usar o véu e a grinalda, essa escolha não influenciará no resultado final do look de casamento, pois podem escolher por algo mais discreto, como presilhas sem pedras ou flores na lateral do cabelo, tudo dependerá do modelo do seu vestido.


Mas, para quem não abre mão dessa tradição, pode escolher a grinalda. O ideal é que ela seja mais leve, sem muitas pedras para casamentos que acontecerão durante o dia, na parte da manhã e até mesmo para os que forem à tarde.



Se for ao ar livre a grinalda de flores é uma boa opção, pois deixará a composição leve, mas se a cerimônia for à noite pode-se escolher uma grinalda com brilhos e muito glamourosa.

Lembre-se que a grinalda tem como objetivo destacar o rosto da noiva, por isso, deve ser escolhida de acordo com o formato do rosto e da testa também:

  1. Rosto quadrado: grinalda no alto da cabeça e véu longo;
  2. Testa estreita: grinaldas finas e flores naturais;
  3. Testas maiores: grinaldas grossas e cabelos um pouco soltos;
  4. Rosto redondo: coroa tipo rainha, altas;
  5. Rosto triangular: grinalda baixa no meio da cabeça e véu longo;

 

Tipos de grinalda

Existem vários tipos de grinalda e adornos que podem ser usados no casamento, as mais conhecidas são:

  1. Tiaras: peça que acompanha o contorno da cabeça, emoldurando o rosto;
  2. Coroas: colocada no alto da cabeça, pode ser alta ou baixa;
  3. Pentes: prende-se na lateral do cabelo e tem dentes como um pente comum;
  4. Presilhas: geralmente feita de pedrarias e que pode ser fixada na lateral do cabelo, possui fecho;
  5. Guirlandas: tipo de grinalda de flores que contorna a cabeça;



Os modelos de grinalda variam e podem ser encontradas com desenhos de flores, borboletas ou mesmo arabescos. O que deve ser levado em consideração é o modelo do seu vestido e o véu escolhido.



Muitas vezes é difícil escolher a grinalda sem antes provar o vestido, mas vale experimentar com antecedência e até mesmo fazer a prova do penteado escolhido para ver como a composição ficará, o resultado final deve ser avaliado como um todo.