Imagem capa - Como convidar pessoas para o Casamento por Mario Henrique Rosa de Oliveira
Casamento

Como convidar pessoas para o Casamento

Quando chega o momento de convidar as pessoas para o casamento sempre vêm as dúvidas de como fazer e de quem chamar. Muitas vezes não queremos convidar algumas pessoas por simplesmente não fazer parte do convívio íntimo do casal.

Para que não haja constrangimento e também para que você não se sinta obrigado a convidar quem não quer, separamos algumas dicas e orientações.


Como e quando convidar padrinhos



Os padrinhos são os convidados mais próximos dos noivos, normalmente são casais que fizeram parte da história do namoro e que são amigos íntimos. Para convidar os padrinhos você pode fazer um endereçamento gentil e carinho: “Aos queridos padrinhos João e Maria”, evite apelidos e coloque sempre o nome do homem em primeiro lugar.


É importante que os padrinhos sejam convidados com antecedência, afinal eles precisam se organizar para estar presente na data, além de providenciar os trajes e o presente que darão aos noivos. Se for possível avise-os com meses de antecedência, de 4 a 6 meses antes, mesmo que o convite formal seja entregue depois.



Quem convidar para o casamento

Na hora de escolher os convidados a regra é simples, faça pequenos questionamentos:

  1. É membro de uma das famílias? Sim, será um drama se não convidar [convide]. Não, é um colega de faculdade, trabalho, etc. e convive com vocês, mas não é íntimo. Nesse caso há duas possibilidades: se for alguém que fará falta, que pode animar a festa e que realmente gosta de vocês [convide] se a resposta for NÃO FARÁ FALTA [não convide].
  2. Primos dos seus pais, parentes distantes, vizinhos? Entra no esquema anterior, se for alguém que faz parte do convívio, mas que “compensa” não há nada demais em convidar. Mas, se for aquela pessoa que só vai por causa da festa, não convide.
  3. As pessoas mais importantes irão ao seu casamento tendo festa ou não, por isso, convide os amigos mais próximos, família e familiares de ambos. Esse é um momento íntimo e que você deve compartilhar com quem se importa com vocês.



Regras de etiqueta na hora de convidar as pessoas.

Algumas regras de etiqueta podem ser seguidas na hora de mandar escrever no seu convite, veja só:

  1.  Solteiros: Ao convidar solteiro coloque o nome completo dele ou só o primeiro nome, sem formalidade (Sr. ou Srta). Se for convidar o amigo solteiro e a família é só acrescentar “Fulano de tal e família”;
  2. Casados: o nome do homem vem sempre em primeiro lugar. No caso de casais sem filhos, com filhos casados ou quando só o casal será convidado, coloque: “João Araújo e esposa”;
  3. Casados com sobrenomes diferentes: colocar os dois nomes completos: “Sr. João Araújo e Sra. Regina Gonçalves”.
  4. Família: colocar sempre o nome do homem e complemento “Sr. João Araújo e família”;
  5. Colegas de trabalho: para chamar seus colegas de trabalho o indicado é fazer convites individuais seguindo as regras acima. Não é elegante colocar um convite em um mural e “convidar a empresa toda”, afinal, desse jeito, ninguém se sente realmente convidado;
  6. Vale lembrar que é carinhoso colocar um endereçamento sempre antes dos nomes, exemplo: “aos queridos João e Regina”, “Aos amigos João e Regina”, bem como para pais, tios e avós “Aos nossos queridos pais João e Regina”, etc.
  7. Use sua criatividade na escolha do convite e faça tudo com muito amor.